top of page

Christian Reviews - O Cristo (vol 1 ao 4)

Já vimos a história de Jesus inúmeras vezes sendo contada. Mesmo quem nunca leu a Bíblia, já assistiu um filme, viu uma encenação na Páscoa ou leu algo no Natal sobre a figura histórica mais importante de todos os tempos.


Vale a pena ler essa adaptação de Cristo em quadrinhos depois de tudo isso? Tem algo a acrescentar?


Ah, vale sim! E vou explicar o porquê.

Antes de mais nada, a coleção "O Cristo" é uma minissérie em 4 edições cada uma com 36 páginas divididos por tema, dos quais temos:


1 - O nascimento

2 - Os primeiros passos

3 - A tentação

4 - O ministério


A dupla criativa se destaca nesse trabalho. A narrativa de Ben Avery é muito eficaz. Esse não foi o primeiro trabalho profissional de Avery que já trazia na bagagem passagens pela Marvel e Image Comics. Ele noveliza a história sem descaracterizá-la, além de incluir todas as referências bíblicas nas passagens.


Os desenhos ficam por conta do brasileiro Sergio Cariello - isso mesmo, o autor da Bíblia em Ação. Mas não espere que o resultado é o mesmo da Bíblia em Ação, muito pelo contrário: Cariello faz um trabalho único e detalhado da história de Cristo começando pela visita do anjo à Maria passando por sua infância, seu batismo, sua tentação e seu ministério.


Cariello é professor formado na Joe Kubert School of Art e podemos ver a positiva influência de Kubert em seu estilo. Além disso, os ângulos das cenas foram muito bem escolhidos.

Uma curiosidade: o visual bacana dos anjos surpreendem. Ainda não tinha visto nada parecido nem nos quadrinhos e nem no cinema. Quando Satanás aparece na terceira edição também tem um visual bem diferente do habitual.



Não sei se haverão novas edições, pois ainda tem muitas histórias da vida de Cristo a serem contadas - inclusive da morte e ressurreição. Vamos ficar na torcida para que venham novas edições para essa série.

Essa coleção é uma boa dica para presentear aquele amigo que ainda não conhece a Jesus e não tem paciência pra ler a Bíblia.


A leitura é fácil e o visual impressiona. Recomendado!

Coleção O CRISTO

Roteiro: Ben Avery / Arte: Sergio Cariello

4 edições de 36 páginas cada

Formato: 16 X 23 cm

bottom of page