top of page

A Palavra em Quadrinhos: O ESPELHO

Davi é lembrado como um dos principais personagens da Bíblia por seu relacionamento com Deus.

Quem não conhece a emblemática história do pastor de ovelhas que derrubou o gigante Golias em um ato de fé no Senhor?

Quem nunca ouviu falar do legado de belos Salmos dignos de um homem com estreito relacionamento com Deus deixado por esse rei de Israel?

Mas Davi antes de tudo era um homem, sujeito a falhas e aos desejos do coração assim como todos nós.

A Bíblia narra em 2 Samuel 11 uma das histórias mais baixas da Bíblia: Davi se encanta com Bate-Seba, esposa de Urias e deita com ela.

Não bastando o adultério, Bate-Seba engravida de Davi que tentando encobrir o ocorrido, tenta mandar Urias de volta pra casa, mas este não vai por estar em campanha junto com o exército de Israel.

Por fim, Davi se livra do problema mandando Urias para a morte na frente de batalha. Um tempo depois da morte de Urias, toma Bate-Seba como esposa e ela dá a luz a seu filho.

Se no capítulo 11, Davi encobre seus erros, é no capítulo 12 que surge o profeta Natã para confrontá-lo.

Natã conta uma parábola a Davi (veja no desenho acima) que na mesma hora exige justiça contra o cruel protagonista da história sem perceber que o profeta falava dele mesmo.

Assim como Davi, muitas vezes nos deixamos enganar por nossa religiosidade. Guardamos a teoria, oramos e até praticamos as boas obras e assim podemos ter a impressão que nossa relação com Deus vai muito bem.

Mas ainda que falasse a língua dos homens e dos anjos, sem AMOR nada seria, diz Paulo na carta aos Corintios.

E foi esse amor que faltou a Davi. Ele achava que tinha um relacionamento estreito com Deus, mas pensou em si mesmo antes de pensar no próximo.

E um pecado levou a outro e todos motivados pelas próprias vontades.

Assim somos nós, quando guardamos os conceitos morais, mas falhamos como homens e nos distanciamos de Deus sem perceber quando trocamos o amor ao próximo pelo que nos é mais conveniente.

Como podemos ter um relacionamento com Deus antes de amar ao próximo?

Precisamos ser confrontados com a verdade assim como Davi foi confrontado pelas palavras de Natã e reparar o que nos impede de amar ao próximo e, por conseqüência, a Deus.

Que hoje Deus possa estar falando no coração de cada um de nós e que a vontade dEle prevaleça ante nossos pensamentos egoístas.

A paz do Senhor e que Deus abençoe a todos.

LICO MOTA

Missionário da Missão HQ


bottom of page