Christian Reviews: MANGÁ Mélek
- missaohq
- 1 de nov. de 2013
- 2 min de leitura
MANGÁ MÉLEK
Original: Manga Melech
Autor: Ryo Azumi
Formato: Livro
País: Japão
Ano de publicação: 2011
Publicado no Brasil pela: Vida Nova
Onde comprar: loja virtual Vida Nova
Total de páginas: 292
Dando sequência a série de quadrinhos da Bíblia no estilo mangá, esse é o quarto volume de cinco lançados até o momento.
Bastante fiel ao estilo - não apenas pelos personagens todos terem olhos grandões, mas como também pela impressionante quantidade de páginas por volume! - MANGA MÉLEK conta a história da Bíblia desde a peregrinação do povo de Israel no deserto em busca da Terra Prometida até o início da história de Salomão no final do primeiro livro de Crônicas.
Ao todo são 22 capítulos abrangendo nove livros do Velho Testamento.
O rodapé de todas as páginas traz a referência do trecho da Bíblia de onde foi extraída a história, facilitando a consulta por maiores detalhes sobre os fatos retratados nos quadrinhos.
A narrativa mais arrastada que afasta o leitor comum da Bíblia de um estudo mais profundo do VT - principalmente do Pentateuco - em nenhum momento é sentida durante a leitura do mangá. Pelo contrário, a leitura é agradável e de fácil entendimento valendo-se de suas páginas coloridas e o uso de recursos comuns nos quadrinhos orientais como as onomatopéias e expressões faciais convincentes. Isso faz com que ao concluir a leitura de um capítulo, dê vontade de começar a ler o próximo na sequência.
Outro ponto positivo é que a temática tensa do Velho Testamento com muitos momentos de guerras e violência é retratada de forma bem suave, mantendo a publicação acessível para todas as idades.
São destaques dessa edição a história de Moisés, tendo que lidar com o povo teimoso e desobediente por 40 anos no deserto, e também a história completa de Davi desde que o pastorzinho foi ungido rei até seu momento mais baixo quando toma Bate-Seba, mulher de Urias, e manda o leal soldado para a morte.
Uma ressalva é que a ordem de leitura das páginas segue os padrões ocidentais, ou seja, da primeira a última página e da esquerda para direita o que tira um pouco o charme do estilo. É como comer lamen sem palitinhos: é mais fácil, mas perde o "tchan". Mas mesmo assim, esse detalhe nada atrapalha a qualidade da edição.
Seguindo o padrão dessa coleção, o final dessa edição traz como extras alguns mapas de viagens e genealogias dos personagens envolvidos na edição de forma ilustrada.
Com tão poucas opções de mangás cristãos, essa revista é muito bem-vinda aqui no Brasil.
Breve estaremos comentando aqui no blog as demais edições.
E que venham mais volumes!
NOTA: 4 de 5
Comments